A ausência de representantes do Governo do Estado em audiências públicas da Comissão de Assuntos Municipais motivou pronunciamento do deputado Edson Vieira, do União. Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta, o parlamentar criticou a falta de atenção diante dos convites para debater temas importantes. Ele citou, por exemplo, a audiência pública sobre a pavimentação de estradas em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, na última semana, e outra sobre os desafios do transporte complementar intermunicipal, nesta quarta. Ele fez um apelo à bancada governista para que, havendo convocação para novos debates, a omissão não volte a ocorrer.
“Foi expedido documentos e convites para várias autoridades e órgãos do Governo do Estado. A EPTI, o Detran, a Secretaria de Mobilidade. “Aí se espera, se marca para um horário, se dá um tempo, espera e não vem, não se manda nem uma justificativa. Ninguém.”
A morte do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, também repercutiu na reunião plenária. Doriel Barros, do PT, ressaltou que o uruguaio chegou ao poder em 2010 e permaneceu na presidência até 2015, consagrando-se como um grande líder na luta pelos direitos humanos. Acrescentou que, durante o mandato, Mujica descriminalizou o aborto, autorizou a produção, venda e consumo da maconha, e aprovou o casamento igualitário, permitindo a união entre pessoas LGBT.
“O Brasil e a América Latina perdem uma grande liderança, mas seu legado, seus ideais e sua luta política permanecerão presentes na vida de milhares de pessoas que aprenderam com Mujica que é possível fazer política com responsabilidade, cuidando das pessoas e dos mais pobres.”
Para João Paulo, do PT, Mujica foi um dos líderes políticos mais admirados do mundo, que dedicou a vida ao povo e ao combate às injustiças e tiranias. O deputado destacou a coragem e simplicidade do ex-mandatário uruguaio. “Não é o poder que faz um grande homem, é a consciência entre o que vive e o que prega. Dele, herdamos a ternura revolucionária, a crítica desenfreada e a coragem de sonhar um mundo mais justo.”
Junior Matuto, do PSB, relatou visita dos deputados ao Hospital da Polícia Militar. Ele descreveu como deploráveis as condições encontradas na unidade, e afirmou que a propaganda do Governo Estadual não mostra o Pernambuco real às pessoas. O parlamentar também parabenizou os administradores do hospital que, segundo ele, mesmo em condições precárias, fazem o possível para atender o público. “Se o hospital da polícia, que é uma referência no estado de Pernambuco, de quem cuida da segurança, de quem está na linha de frente, está daquele jeito completamente sucateado, avalie os outros hospitais do estado de Pernambuco.”
Luciano Duque, do Solidariedade, repercutiu a reunião solene, na última segunda, que celebrou os 30 anos da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, no Sertão Central. Ele agradeceu aos envolvidos na solenidade e parabenizou o Governo do Estado pelos investimentos na recuperação da estrada que leva ao Santuário da Pedra do Reino.
João Paulo Costa, do PCdoB, reforçou o compromisso com o município de Agrestina, no Agreste Central, e apresentou as ações de mandato dele para a região. Dentre elas, citou a destinação de recursos para a pavimentação de estradas, como a que liga o distrito de Barra do Jardim ao local conhecido como Terra Vermelha, e a estrada que conecta a localidade Maria Preta à Comunidade Quilombola de Pé de Serra dos Mendes.